logonv.gif (2995 bytes)

Para Conhecer o Off-Road, Nada Melhor Que Ver Onde o Pessoal se Mete

 

O George Fant, mais conhecido como Tesoura, é nosso melhor fotógrafo de off-road. Mesmo com toda a limitação de qualidade da WEB, pode-se apreciar seu belo trabalho. 

Durante algum tempo, esse JPX com apoio da fábrica e turbo com mais pressão, andou infernizando a vida de todo mundo nas provas off-road. Para pilotar essa máquina, ninguém menos que Wilson Fittipaldi Jr. dono de consecionária JPX e grande adepto do fora-de-estrada. 

Nas pistas tipo indoor pode-se criar obstáculos radicais que dificilmente são encontrados na natureza.
Mas o grande bicho papão é o menor de todos. Suzuki Samurai. Quem acompanhou o desempenho desse pequeno jipe, sabe que ele é muito mais capaz do que aparenta ser. Se você couber dentro dele... 

Para terror dos puristas, diz-se por ai, que o Samurai é o melhor Jeep Willys 42 que foi feito... São tão semelhantes que o cubo de roda do Samurai, calça, perfeitamente, as rodas originais aro 16 dos Jeeps! 

Parando para pensar: se houvesse tecnologia, o 42 teria sido assim, pequeno, mais perto das especificações originais do     exército americano.

O único ponto realmente fraco dos Suzukis (todos) é o conjunto de pára-choques dianteiros que devem ser retirados quando for exigida uma melhor performance off-road. 

O que não é o caso dos Engesa. Esse aí tinha motor 6 cilindros e saltou tanto que acabou quebrando a barra de direção, bem à mostra nessa foto. 

O grande problema do Engesa é que ele não tem reduzida e foi feito para andar rápido em pisos ruins, com uma das melhroes suspensões do mundo. Só que não possui trem de aterrisagem...

Muita gente duvida da capacidade das modernas pick-ups principalmente os que acham que só o Jeep é fora de estrada. Mas a L200 da Mitsubishi, que será fabricada no Brasil em 1998, já deu mostras de topar qualquer parada. Quem não topa são so donos delas que, como os antigos proprietários de Bandeirantes, não gostam de sujar os carros. 

Menos esse aí que passou com tranquilidade pelos obstáculos que não foram desenhados levando em conta o ângulos de saída de uma pick-up, mas dos jipes. A maior vantagem dos veículos modernos, além do conforto, é a mecânica diesel.

Volta à página inicial     Mais Fotos