Volta para Mania DE Carro  Volta para Jipemania  Vá para o Shopping
Passat 2001
O melhor VW contemporâneo


Agência New Motor@ge de Notícias
Por Guto Ostergrenn 
Foto: Divulgação Volkswagen AG - VW Passat

Os Passats surgiram da onda de sucessos obtidos com a série Quattro da Audi. Ferdinand Piech, então, engenheiro chefe da Audi, anunciou entre outras coisas que faria os automóveis cada vez mais competitivos e confiáveis. Naquela época nem o próprio Piech, que já devia ambicionar o cargo, imaginaria estar ocupando a posição que ocupa hoje – CEO da VW AG. Estabelecido no topo do organograma da empresa, Piech tem “autonomia” para fazer as coisas exatamente como quer. Assim surgiu a última geração Passat, um carro que faz concorrência direta com o Audi A6 e, mesmo sem contar com a variedade de opções do Audi, pode ser considerado a melhor relação custo/benefício dentro da categoria, oferecida pelo grupo VW. Talvez um tiro no pé! 

A nova versão do belíssimo Passat, ficou ainda mais interessante. Os contornos foram revisados e as arestas aparadas. A frente do carro ficou mais robusta e ao mesmo tempo com aparência mais leve. Esse efeito foi obtido de forma simples. Como se diz na gíria, o pára-choque dianteiro foi raspado, barbeado...  desapareceu para se incorporar ao conjunto frontal, agora, com entradas de ar mais ousadas – uma solução tremendamente harmoniosa, que valorizou o que o carro tem de melhor: a sobriedade e o aspecto veloz. Os faróis, opcionalmente, duplos de xenon, valorizam o ar futurista criado em torno do grupo ótico.
 

Foto: Traseira (acima) - interior (abaixo) 

Na traseira, um vinco horizontal define o posicionamento do suporte de placa e dá movimento ao visual. As novas lanternas, exibem uma mescla de linhas arredondadas e ângulos acentuados. Ainda sobre elas, dois círculos em relevo dispostos na vertical colaboram para a quebra da sisudez. O pára-choque traseiro também ficou mais interessante, com linhas mais arredondadas e suaves.
Internamente, o carro também recebeu alterações pouco significativas, mas que certamente agregam valor ao conjunto. Isso é importante porque o novo Passat (2001) chegou às revendas européias custando menos que a versão anterior (2000). 

Os itens mais importantes disponíveis na novíssima versão do carrão são seus motores. O Passat recebeu nada menos que 5 novos propulsores, entre eles 3 a gasolina e dois a diesel. Os motores a gasolina, na Alemanha, tem respectivamente: 101 hp, 115 hp e 170 hp e os motores diesel, todos TDI (turbodiesel com injeção direta), tem 100 hp e 130 hp.
 

Passat Variant - traseira

Aqui no Brasil, o Passat deverá ser comercializado com três opções de acabamento e motorização. A versão de entrada “básico” contará com motor 2.0 (o mesmo do Golf e Santana), a intermediária terá o 1.8 turbo (Golf GTI e Audi A3 1.8T) e a versão top, mantém o interessante V6 2.8 litros da série VR, que produz saudáveis 190 cv. Os preços (*), porém, dificultam imaginarmos, como antes, que a VW possa substituir o Santana, na sobre-vida desde o ano passado, por este belo espécime de sedan. Então, fica a pergunta: será que a VW acredita tanto assim no Bora que vai expô-lo a concorrência com o campeoníssimo Vectra? E a Variant? Será que ela, mesmo classuda, mas com preço de SUV, poderá garantir um espaço no mercado?

PREÇOS Sugeridos pelo fabricante

Passat 2.0 37.710,00  -  33.931,00(*)
Passat 1.8T (auto) 42.064,00  -  37.858,00(*)
Passat 2.8 V6 54.888,00  -  49.399,00(*)
(*) Preço para compra on-line
NOTA: Todos os valores são expressos em dólar