
Mazda Ku Special 4x4 – Transporte de cargas estilo megalópole japonesa
Agência New Motor@ge de Notícias
Por Guto Ostergrenn
 |
Foto: Divulgação - Mazda Motors JP - Mazda Ku Special 4x4 |
Gosto não se discute, diz, sabiamente, um ditado. E, a necessidade é mãe de todas as invenções dizia o meu avô. Num determinado momento, há muitos anos atrás, a vida se tornava dura demais e o transporte de cargas precisava de um empurrãozinho... O homem, então, inventou a roda. Mais importante que a propulsão a jato, que o microchip de silício, que a nano tecnologia... Imaginem como seria você ter um laptop com Pentium III de 700 MHz e ter que andar a cavalo, levar a família para um passeio e ainda encarar um congestionamento de Mangalargas na Av. Pres. Vargas às 17:30 hs. Que cheiro! Notem que em tempo algum foi citada a carroça. É claro, ela só existiu porque já havia a roda. Em que mundo viveríamos se não houvessem rodas, botões de volume, CDs...? A roda é o design perfeito, a melhor representação dos ciclos da vida e muito mais.
Pois bem! Problema solucionado, vencemos o primeiro desafio da mobilidade e cá estamos, novamente, buscando soluções para o transporte de cargas. As variedades de modelos ofertados pela indústria automotiva já é famosa, parece que a cada 10 anos surgem novos segmentos ou sub-segmentos. Todos, ou quase todos, oferecem soluções práticas para o dia-a-dia e ampliam as vendas das indústrias. Ah! O lucro. O primeiro modo propulsor, a mola que move o mundo, a solução e a origem dos seus problemas.
No Japão, terra do Sol Nascente, nasceu o segmento de transporte de carga leve e rápida conhecido como micromini truck, onde encontram-se as versões comerciais, por exemplo, da Towner modelo da ex-Ásia Motors (referência coreana disponível no Brasil). Um tipo de automóvel muito útil em cidades como Tóquio, onde o metro quadrado asfaltado é disputado à tapa, e as ruas, mesmo bem tratadas, não sugerem o uso de um transporte maior. Lá, uma S-10 poderia parecer como um Scania no centro antigo do RJ. Algo quase inconcebível!
Então, a novidade lá é a versão Ku Special do micromini truck Mazda (por favor, leia com "Ká U" e não da outra forma mais estranha). Esta versão foi apresentada no início do mês. Como diferenciais, oferece: ar condicionado, direção hidráulica, limpadores de pára-brisa com função intermitente, nova forração (tecido sintético) e painéis de porta moldados – todos equipamentos standard. Entre os opcionais, surgem: transmissão automática (3 velocidades), tração 4x4, airbag (SRS), ABS (quatro rodas), cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de força (para o motorista).
O KU Special tem motor de 3 cilindros com 800 cc e respira através de 4 válvulas por cilindro (SOHC). Na versão standard usa transmissão manual de 5 velocidades, com engate mecânico da tração.
O micromini truck, embora não seja capaz de transportar mais carga que a concorrência, é especial por conta da possibilidade de tração integral e pelo maior conforto oferecido opcionalmente.
|