
Scania 2010 - O caminhão do século XXI
Agência New Motor@ge de Notícias
Por Guto Ostergrenn
 |
Foto: Divulgação Scania |
Nos filmes de ficção científica, sempre que cenas urbanas são apresentadas, os veículos de transporte tem características muito especiais. São veículos, de um modo geral, com aparência mais aerodinâmica e de formas mais integradas, com poucas reentrâncias e grandes áreas envidraçadas..., contudo, as mentes criativas dos diretores de arte e escritores, poucas vezes apresentam “sugestões” para o transporte de cargas.
Fadado a um pseudo segundo plano, frente a percepção dos consumidores convencionais, os veículos de transporte, principalmente os peso pesado, vem sofrendo fortes alterações evolutivas tanto em sua concepção estética, quanto nas plataformas e trem de força. Aliás, um dos grandes desafios dos engenheiros automotivos, hoje, envolvidos no desenvolvimento de novos projetos, é encontrar uma solução para a redução de peso – um problema mais complexo que aumenta a eficiência dos propulsores diesel.
Trabalhando sobre uma solução para redução de peso, a turma da AB Scania, desenvolveu e apresentou, recentemente, um novo concept truck, que nada mais é que a evolução lógica do projeto exibido por ela e sua parceira Krone, na feira de Hanover, em 1998. O conceito tem previsão estimativa para comercialização em 2010 mas, segundo pudemos constatar, bem que o produto poderá nos fazer uma surpresa nos próximos 5-6 anos.
O concept truck 2010, apresenta evolução acentuada sob vários aspectos a começar pelo seu peso 50% inferior ao de um semi-trailer de 28 metros de comprimentos, e maior eficiência (menos 20-25%) em termos de consumo e emissão de poluentes, por tonelada transportada. Por conta da redução de peso, a capacidade total de carga, ampliada, agora atinge a marca das 60 toneladas.
A solução aerodinâmica encontrada pela Scania apresenta traços marcantes e distintos de tudo aquilo que estamos acostumados a ver. De frente, o concept truck apresenta detalhes que saltam aos olhos, mesmo que você não seja um amante dos automóveis ou um connaisseur de veículos de carga. Visivelmente mais próximo do solo, o truck apresenta defletor frontal e saias laterais pronunciadas para reduzir a passagem de ar por baixo do veículo, tornando-o mais aerodinâmico e eficiente quanto ao consumo. Ainda em relação a aerodinâmica, a Scania aplicou um enorme defletor sobre a capota da cabina, que se estende até seu limite com o trailer. Todas as rodas foram recobertas para reduzir a turbulência criada sob cada pára-lama, fazendo perfeito conjunto com a saia lateral. Os testes de túnel de vento identificaram nestas alterações uma melhora de 10% sob o aspecto do consumo.
 |
Foto: Divulgação Scania |
Sobre o chassi, as alterações foram muito acentuadas e apresentam soluções, até hoje, impossíveis para uso em trucks, como é o fato de que mesmo sendo este um super pesado, ainda assim, em todos os eixos são encontradas apenas uma roda em cada extremidade. O fator preponderante, que tornou possível o uso de rodado simples, foi a utilização de um novo tipo de pneu desenvolvido pela Michelin. Os pneus tem características bastante diferentes, usando perfil mais baixo que os convencionais e apresentando menor resistência a rolagem. Mas, esta não é a principal diferença no concept truck. Cada pneu tem seu lugar cativo sob o chassi, por conta do desenho diferenciado das bandas de rodagem, arrumados de forma a aumentar o “grip” e tornar as frenagens mais eficientes.
Ainda sobre o chassi, como forma de reduzir peso, foram aplicados vários tipos de material hi-tech, como alumínio e aço de alta tensão, que garantem ao bruto suportar o significativo aumento na capacidade de carga. Os freios, que são, neste caso, a parte que mais se sobrecarregaram, receberam atenção especial e um sistema completamente novo de atuação, individualizando, por eixo, sua competência. O sistema passou a contar com discos de freio fabricados com compostos mais resistentes às altas temperaturas.
Alguns detalhes sobre o concept truck não foram esclarecidos como deveriam, mas segundo Kaj Holmelius, Vice-Presidente senior da Scania e responsável pela pesquisa e desenvolvimento de trucks Scania, isso deve-se ao fato de que muitos dos incrementos aplicados ao concept 2010, estarão sendo utilizados, em breve, nos novos produtos da empresa. O concept 2010 consumiu 4 anos de trabalho e muito investimento mas, segundo o Sr. Holmelius, tudo que foi feito, já está trazendo grandes vantagens para a empresa.
Para que este bruto se mova é preciso muito motor, e para fazer com que ele atue dentro dos conformes, a Scania equipou a versão concept com o que há de mais moderno em termos de truck: motor de 12 litros de deslocamento com turbo aftercooler, injeção direta com commom rail e gerenciamento eletrônico. Para tornar ainda mais precisa e eficiente sua condução, faz conjunto com o poderoso motor diesel (complementando o trem de força), uma poderosa caixa de marchas manual e automática de 16 marchas com capacidade para até 290 kgfm de torque. É bom, ou quer mais?
|