Volta para Mania DE Carro  Volta para Jipemania  Vá para o Shopping
A Lamborghini através dos anos

Agência New Motor@ge de Notícias
Por Guto Ostergrenn
Protótipo Lamborghini 350 GTV - 1963

Fundada por Feruccio Lamborghini, em 1963, a marca apresentou seu primeiro protótipo em outubro do mesmo ano, no Salão de Turin. O carro chamava-se 350 GTV e o grande sucesso obtido entre o público abreviou sua chegada ao mercado. Desta forma, a versão comercial chegou em fevereiro de 1964 (Salão de Genebra), batizado 350 GT, usando motor V12 (3.5 litros), quatro comandos de válvula, transmissão de cinco velocidades e 280 hp. Muito apropriado para os esportivos da época.

Inspirado com o grande sucesso do primeiro modelo comercial, Feruccio encomendou o projeto de um novo modelo ainda mais esportivo à Marcello Gandini. O carro deveria usar motor central, disposto de forma transversal sobre o chassi, uma configuração nada convencional que funcionaria tremendamente bem. O novo modelo surgiria pela primeira vez em 1966 (Genebra), chamava-se Miura P400 e rapidamente virou uma lenda. O equilíbrio do chassi, muito apropriado ao uso do poderoso V12 Lamborghini, agora com 4.0 litros de deslocamento, confirmava todas as expectativas de desempenho. O Miura P400 coloca o nome Lamborghini definitivamente no Hall da Fama, entre os melhores construtores de carros esportivos. Contudo, a obsessão de Feruccio por construir carros cada vez mais rápidos e ousados, punha uma venda sobre as finanças da empresa e os carros Lamborghini tornavam-se cada vez mais caros mas, o que é pior, ainda assim não geravam grandes lucros.
 

Lamborghini Islero GT400 - 1968 

Buscando um segmento de mercado onde o dinheiro não é problema, mas o conforto é uma exigência, a Lamborghini iniciou a produção do Islero, um carro menor que o GT 400 2+2, porém, com melhores acomodações. O Islero GT 400, lançado em 1968, trajava motor V12 totalmente em alumínio com 320 hp, suspensão independente e freios a disco nas quatro rodas. Dizia-se que o carro serviria aos homens de negócio, associando “marketeiramente” sua agressividade e conforto a condição sócio-econômica dessas pessoas. O Islero, como todos os Lamborghini, tinha um grande apelo comercial mas não apresentava retorno financeiro satisfatório.

Dois outros modelos Lamborghini, fizeram grande sucesso, porém, mantinham a linha dos veículos produzidos para um número muito restrito de consumidores. O Countach LP400, surgido em 1972 como protótipo, entraria definitivamente em cena, em 1974, como de costume apresentado em Genebra. O carro apresentava um design estonteante, novamente assinado por Gandini, autor do Miura. No Countach LP400 as portas se abriam para cima e para frente, o motor novamente era central depositado sobre o chassi tubular, porém, sustentava a tradição dos 12 cilindros em V com quatro litros de deslocamento (4.000 cc). Nesta versão o parrudo V12 disponibilizava 375 hp, contribuindo definitivamente para balançar a supremacia da Ferrari. O Countach evoluiu até sua última edição, em 1988 – aniversário de 25 anos da empresa.
 

Lamborghini Countach 1974

Outro segmento que balançou com a chegada de um Lamborghini foi o dos off-road, neste caso, um super esportivo. O carro em questão, surgiu em 1982, chamava-se LM002 e substituía o Cheetah (versão menos conhecida que tinha motor central). Com porte tremendamente atlético, o “bruto” vestia um motor Lamborghini V12, o mesmo do Countach, porém, com uma recalibragem no sistema de ignição, admissão e exaustão e nova relação de marchas e diferencial, tudo nos conformes para o melhor aproveitamento dos seus mais de 350 hp.
 

Lamborghini LM002 - Off-road clássico, colecionável e com desempenho de super esportivo. 

Os carros Lamborghini, agora sob o comando da VW AG deverão retomar seu lugar ao sol em breve (vários projetos que a VW desenvolve deverão tomar forma sob este nome italiano). Eles deverão compartilhar motor com os Bugatti e Audi, que em breve estarão estreando, como a fábrica vem sugerindo, motores em W, tração integral e, quem sabe, versões diesel de alto desempenho.