
Vaneo – A Versão MPV do Classe A
Agência New Motor@ge de Notícias
Por Guto Ostergrenn
 |
Foto: Mercedes-Benz Vaneo - o primo MPV do Classe A |
Pouco antes do Salão de Genebra, a DaimlerChrysler, através da divisão Mercedes-Benz, anunciou que estaria disponível no mercado, por exigência de vários consumidores, uma versão esticada do Classe A. As novas medidas do compartimento interno aproximaram muito as dimensões do habitáculo do carrinho das de um sedan grande Mercedes – um verdadeiro achado ergonômico e ao mesmo tempo uma solução desejada por muitos. O carro cresceu, na versão alongada, 170 mm, sendo cada um destes mm adicionados ao entre eixos.
Com os milímetros ganhos, o Classe A, que nasceu primando pela boa ergonomia, ficou incrivelmente mais cômodo para quem viaja atrás, mas, sem chegar aos 4.000 mm de comprimento total (3.745 mm contra 3.575 mm da versão original) – uma exigência do projeto.
A Mercedes lutou muito para fazer deslanchar o projeto Classe A e, hoje, pode-se dizer que a marca está prestes a obter êxitos consideráveis com esta plataforma. Na onda do crescimento, a marca está anunciando para Frankfurt 2001, a apresentação oficial do Vaneo – um MPV, com 4200 mm de comprimento derivado da plataforma do Classe A.
O conceito do Vaneo foi apresentado há pouco mais de um ano e na época cogitou-se a possibilidade de produzí-lo no Brasil. Uma possibilidade que não pode ser descartada por vários motivos, assim como a de produzir a versão alongada do Classe A.
A configuração mini MPV sugerida pela Mercedes para o Vaneo, comprova que a marca está de olhos bem abertos sobre os resultados das pesquisas junto aos consumidores. Um dos mais recentes estudos divulgados, apontam para um crescimento neste segmento igual ou superior a 46% (entre 1999 e 2003) somente no mercado europeu, que pularia das 486 mil unidades vendidas (1999) para 710 mil (2003). Considerando-se somente o mercado alemão, o crescimento seria ainda mais expressivo, pulando de 115 mil unidades (1999) para 180 mil (2003) - uma justificativa e tanto para se produzir o mini MPV.
 |
Mercedes-Benz Vaneo - maior, mais alto mas, totalmente Classe A. |
Os consumidores do Vaneo, deverão priorizar o uso de motores diesel, porém, certamente terão a disposição motores a gasolina mais encorpados para carregar o maior peso da carroçaria e seus vários ocupantes. O Vaneo prevê o transporte de 7 passageiros, sendo cinco adultos e duas crianças. Além da possibilidade de modularidade interna, as boas acomodações para os passageiros não minimizaram a área de carga , que, ao contrário do que se pode pensar, também cresceu.
As possibilidades do Vaneo ser produzido na linha de montagem, em Juíz de Fora, MG, são boas porém, assim como acontece com o Classe C, ele deverá ser feito somente para a exportação. As razões são óbvias mas, o provável preço elevado para o consumidor aliado às opções do mercado: Renault Scénic, Citroën Picasso e terá o Chevrolet Zafira – todos maiores em tamanho, mas, provavelmente, com preços mais competitivos.
A plataforma do Classe A também prevê a chegada de um roadster, apresentado como conceito pouco depois do Vaneo. Então vejamos! Classe A, Classe A estendido, Vaneo (mini MPV) e futuramente um roadster... ao que parece, a onda de miniaturização está pegando a Mercedes-Benz.
|