
Mondeo GLX 2000 - Mais equipamentos
Agência New Motor @ge de Notícias
Por Guto Ostergrenn
 |
Foto: Divulgação |
Ampliando a sua linha de sedans de luxo, a Ford introduz o Mondeo GLX 2000 que traz o conhecido motor Ford Zetec 2.0, com 16 válvulas, potência de 130 cv e um completo pacote de equipamentos de série. Com preço a partir de R$45.000,00 reais, o Mondeo GLX 2000 oferece uma das melhores relações custo/benefício do seu segmento.
Importado da Europa, onde é produzido nas instalações da Ford – Genk –, na Bélgica, o Mondeo é um dos mais importantes produtos da Ford, tendo recebido diversos prêmios desde seu surgimento. Somente na fábrica de Genk, já foram produzidos mais 2.5 milhões de unidades, nas versões 4 cil. 2.0 Zetec e V6 2.5 Duratec, este último equipando a versão top.
A importância e qualidades desta plataforma à transformaram em base para vários outros produtos de expressão, tanto na Europa quanto nos U.S. (Ford Contour, Mercury Mystique e o Cougar). Nos U.S., a Ford utiliza o Contour como conceito para o desenvolvimento da Célula de Combustível.
Durante o desenvolvimento do Mondeo foi preocupação básica do grupo responsável pelo produto, o nível de segurança (passiva e ativa) embarcado no automóvel. Tanto é assim que, o carro foi colocado no topo da lista (entre os 10) dos automóveis mais seguros na Europa, reconhecido pela conceituada NCAP (Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos).
O Mondeo GLX caracteriza-se pelo amplo espaço interno – um dos melhores do seu segmento – e pelo padrão de acabamento. Nesta versão, encontramos: direção hidráulica, sistema de climatização eletrônico, faróis com ajuste elétrico de altura e comando elétrico para os espelhos retrovisores laterais, vidros e travamento das portas. Ampliando o nível de conforto e comodidade, estão: bancos dianteiros com regulagem lombar e ajuste elétrico de altura, coluna de direção ajustável, rádio AM/FM com CD Player, vidros verdes e controle de velocidade – no volante – para a versão equipada com transmissão automática. Os bancos dianteiros contam com apoio de braço central e o traseiro dispõe da proteção adicional do encosto de cabeça, inclusive na posição central.
O motor 4 cil. Zetec, que já é nosso conhecido, mantém os 1.989 cc de deslocamento, é alimentado por sistema de injeção eletrônico multiponto seqüencial gerenciado pelo módulo EEC-V, de última geração Ford. A potência máxima atinge os 130 cv, a 6.000 rpm, e o torque 17,9 kgfm, a 4.000 rpm. Com a transmissão mecânica, de cinco marchas, o conjunto é capaz de atingir, segundo o fabricante, os 100 km/h, partindo de zero, em 9,9 segundos. Bastante razoável! Já, com a transmissão automática, de quatro velocidades e “overdrive”, os 100 km/h só aparecem aos 11,1 segundos. Porém, o câmbio automático dispõe, da opção “Esportiva”, que alonga as marchas, tornando a tocada mais interessante, quando desejado.
O Mondeo GLX recebeu novas rodas de alumínio aro 15 pol., com seis raios duplos que vestem pneus radiais 195/60 R15.
Entre os equipamentos voltados para a segurança e disponíveis na versão GLX, encontram-se: airbag para o motorista e acompanhante, freios a disco nas quatro rodas assessorados por ABS de 4 canais, sistema de corte de combustível em caso de acidente e cintos de segurança de três pontos, inerciais e retráteis para os cinco ocupantes. O habitáculo é produzido com o conceito de célula de sobrevivência, com reforço nas colunas e no teto, e as portas possuem barras de aço reforçado e camadas de espuma, para proteção em impactos laterais.
O design, além de atraente, é responsável pela boa aerodinâmica (Cx 0,31) e contribui para acentuar o seu desempenho: com câmbio mecânico de 5 marchas, atinge 205 km/h e, com câmbio automático, a final chega aos 190 km/h.
O Mondeo GLX 2000 será comercializado nas cores azul Genebra, prata Quebec e preto Ebony.
|