Programa de bio-diesel nos EUA
Para o Brasil prestar atenção: um acordo vai diminuir a poluição dos veículos a diesel e ajudar a utilizar um excedente de 1 bilhão e 22 milhões de litros de óleo de soja que estão sobrando no mercado americano.
O Secretário de Agricultura americano declarou que se deve incentivar o uso do bio-diesel de soja e do etanol de milho como combustíveis alternativos. 79 usinas de bio energia em 19 estados vão participar de um programa de pesquisa de 150 milhões de dólares.
Vantagens do bio-diesel:
1. pode ser misturado em até 20% com o diesel de petróleo
2. oferece o mesmo poder detonante e potência do diesel convencional
3. o diesel de soja restabelece a lubrificação do combustível, perdida com a retirada obrigatória do enxofre do diesel de petróleo
Os fabricantes de motores a diesel estão pedindo uma legislação federal que exija o mínimo de 2% de bio-diesel em todo o diesel vendido nos EUA para compensar a perda da lubrificação por enxofre.
O Brasil como grande fabricante de soja, deveria ficar muito atento a essa tecnologia simples e isso deveria ser algo que os ecologistas deveriam defender. Acho que ninguém iria ficar muito chateado em ter soja transgênica plantada não para consumo humano ou animal mas para virar diesel!
Mais informações e resenhas
http://maniadecarro.com