Carros terão sistema de 42 volts
Indústria começa a abandonar baterias de 12 V
Durante o Congresso Mundial SAE 2001, entre os dias 5 e 8, uma recolução será anunciada para o ramo automobilístico: a partir de 2005 e até 2025, os sitemas elétricos de 12 volts, que na realidade são de 14 volts, serão substituídos por sistemas de 42 volts.
Para quem ainda se lembra, é a uma história semelhante a que ocorreu quando os carros passaram de 6 para 12 volts, lembrando que os modelos militares costumam ter sistemas de 24 volts.
É tudo uma questão de demanda de corrente. Com um monte de computadores, acelerador eletrônico, direção assistida eletricamente, sistemas de acesso à internet, GPS, tetos de vidro móveis, sistemas de entretenimento com DVD, faróis com lâmpadas mais eficientes etc, as pobres baterias atuais chegaram ao seu limite de funcionamento.
A SAE vai estabelecer um padrão de conexões para que todos os fabricantes de peças e acessórios possam adaptar seus componentes para uso com a nova corrente. Tudo terá que ser mudado: dos fios e interruptores aos computadores. Os técnicos também precisarão de novo treinamento para fazer os reparos nos sistemas.
Do jeito que as coisas estão andando rápido, é provável que esse prazo de 25 anos para adaptação de toda a frota, acabe se reduzindo.
Mais informações e resenhas
http://maniadecarro.com